Bolshoi de cara nova?

Nessa semana (mais precisamente na segunda, dia 29) chegou a notícia que Makhar Vaziev, até então responsável pela direção artística do La Scala, em Milão, assumiria o posto de Sergei Filin como dirigente do Bolshoi.

Em 2013, Filin foi vítima de um episódio em que teve ácido jogado em seu rosto e, como consequência, teve a visão seriamente comprometida. No entanto, sua saída não teria sido movida por questões médicas, mas pela necessidade de mudança na companhia – considerada por muitos amantes da dança, críticos e especialistas do meio como extremamente conservadora.

vaziev
Vaziev comandava o La Scala desde 2009 (Foto: Reprodução)

A chegada de Vaziev, então, viria como uma “rajada de ar fresco” para o Bolshoi, modernizando o repertório e trazendo peças mais contemporâneas. E tudo indica que ele tem mesmo credenciais para isso: na companhia italiana, onde estava desde 2009, o diretor produziu trabalhos de coreógrafos como Alexei Ratmanski (muito populares no Australian Ballet, por exemplo) e Serguei Vikharev. Além disso, ele saberia como “trabalhar” o público e o ego russos. À frente do  Mariinsky por 13 anos, o diretor ganhou as graças de  estrelas como Svetlana Zakharova, Diana Vishneva e Evgenia Obraztsova.

O que muda?

Então virão novidades no Bolshoi? Sim. Serão boas? Talvez. Essa mudança me lembra muito a ida de Benjamin Millepied à também super conservadora Opéra de Paris com a mesma proposta. Um ano depois, o marido de Natalie Portman saiu do comando da companhia por ter uma abordagem supostamente vanguardista demais. Foi substituído por Aurélie Dupont, étoile recém-aposentada e queridinha do público e staff do  Opéra.

dupont_millepied
Aurélie Dupont e Benjamin Millepied

Não sei se a mesma coisa vai acontecer com o Bolshoi. A verdade é que sinto tristeza que as companhias mais tradicionais hesitem em incorporar ao repertório tradicional peças de autores contemporâneos ou modernos, porque a impressão que fica é que não dá para harmonizar os dois. Considero a direção de Tamara Rojo no English National Ballet um acerto tremendo. Ela, que além de dirigente ainda dança pela companhia desde 2013, conseguiu equilibrar os ballets clássicos com novas produções em ‘divertimentos’ muito bem produzidos. Tanto que atraiu bailarinos de calibre, como Alina Cojocaru.

Fica aqui o desejo que Vaziev tenha um destino mais parecido com o de Tamara Rojo do que o de Millepied. E que a dança, no final, saia ganhando!

Anúncios

2 comentários sobre “Bolshoi de cara nova?

  1. Quando vi a chamada do post, pensei exatamente no caso da Ópera de Paris. Eu e a Cássia, do blog Dos Passos da Bailarina, comentamos muito à respeito disso. Há companhias que realmente têm o clássico e o contemporâneo bem equilibrados em seus repertórios. O próprio Royal Ballet tem investido em criações originais ao lado dos clássicos que a gente tanto ama. Mas no caso da Ópera, a impressão que passa é que o Millepied queria transformar a companhia em uma sede europeia do New York City Ballet. Na primeira temporada assinada por ele (composta por 13 programas), apenas dois eram clássicos! Isso não é o que eu chamaria de harmonia…
    Já o Vaziev é russo e tem o “clássico na veia”. A julgar pelo trabalho que vem realizando no Scala, certamente ele poderá ser um bom diretor para o Bolshoi e dar o toque de modernidade na medida certa.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Tivemos sensações parecidas, então! Eu só lamento que o Millepied tenha deixado a companhia depois de apenas uma temporada (ainda que fosse radicalmente oposta à tradição do Opéra), porque eu acho que ele é um excelente profissional e poderia achar essa harmonia. Adoro a Aurélie Dupont, mas não acho que ela vá trazer muitas inovações no Palais Garnier. Já o Vaziev eu acho mais ‘diplomático’ e vai montar a programação de acordo com o gosto do público – e aí sim veremos qual será seu legado. Espero que seja, mesmo, uma pitadinha de modernidade!

      PS: Ótimo ter você opinando por aqui!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s