Carnaballet!

Carnaval está começando e, claro, a gente também entrou no ritmo da gandaia! Para comemorar a folia momesca, selecionamos alguns dos repertórios que têm tudo (ou alguma coisa!) a ver com o Carnaval.

Pas de deux de Harlequin e Colombina em Harlequinade (Foto: Reprodução)
Pas de deux de Harlequin e Colombina em Harlequinade (Foto: Reprodução)

Harlequinade:

De longe, nosso preferido! Adoramos as roupas de Harlequin e Colombina, e a mímica das danças, tão expressivas e que agregam valor à coreografia. Esse foi o último repertório coreografado por Marius Petipa, e a música é de Riccardo Drigo. Na história, Harlequin é apaixonado por Colombina, mas o pai da moça, Cassandre, quer que ela se case com um velhote rico, chamado Léandre. Por isso sempre sabota as investidas do moço apaixonado, e para isso conta com seu fiel criado, o Pierrot. Claro que, no final das contas, Harlequin e Colombina conseguem ficar juntos, e o segundo ato é o casamento do casal.

AdiarysAlmeida
Adiarys Almeida em Carnaval em Veneza (Foto: Reprodução)

Carnaval em Veneza ou Satanella:

É um repertório de três atos super misturado: os dois primeiros têm enredo francês e o terceiro, italiano, sendo que, no prólogo, os personagens pedem ajuda dos deuses gregos. Assim como Harlequinade, é um ballet alegre, e tem muita comédia no meio. A história conta o triângulo amoroso entre Lénore, Léandre e Isabelle, e no meio tempo tem a chegada de boêmios, vingança e baile de máscaras. A música é de Cesare Pugni.

yanaselina_borboleta_2008
Yana Selina como a borboleta na produção do Mariinsky em 2008 (Foto: Reprodução)

Carnaval:

Esse é um ballet que a gente conheceu agora, fazendo essa pesquisa para o post. E adoramos! Carnaval é um ballet russo, com música de Robert Schumann e coreografia de Sergei Diaghilev. Não existe um enredo muito definido: é uma comédia que se passa durante um baile de máscaras e se passam uma série de incidentes engraçados, com trocas de casais e flertes. Os personagens principais são Columbine, Estrella, Chiarina, Papillon, Pierrot, Harlequin, Pantalon, Eusebius e Florestan.

carnavaldosanimais_paulkolnik
Pessoas viram bicho em Carnaval dos Animais. (Foto: Paul Konik)

Carnaval dos Animais:

Este é o ballet mais recente, criado em 2003 especialmente para o New York City Ballet. A música é de Camille Saint-Saëns, e quem assina a coreografia é Christopher Wheeldon. No enredo, Oliver Pendleton Percy Terceiro adormece no Museu de História Natural de Nova York e sonha que todas as pessoas da sua vida – amigos,  familiares, professores e colegas de escola – se transformaram em bichos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s